Agência Panafricana de Notícias

Estado de força maior declarado em 11 campos de petróleo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) anunciou, quarta-feira, ter declarado o "estado de força maior" em 11 campos de petróleo, devido à deterioração da segurança no país após os recentes ataques contra certas instalações petrolíferas.

A NOC precisa, num comunicado, que os campos de petróleo em causa são os de al-Mabrouk, al-Bahi Al Dahra, Joufrah, Tibisti al-Ghani al-Nagha, al -Sameh al-al-Beidha al-Wahat e al-Dafa.

Se a deterioração da segurança persistir, a NOC indica que será obrigada a fechar todos os campos e portos petrolíferos.

A empresa solicitou a todas as entidades públicas e privadas do Estado para assumirem as suas responsabilidades na proteção das instalações petrolíferas do país.

Os combatentes da ala líbia do Estado Islâmico (Daech) atacaram recentemente três campos petrolíferos no sudeste da Líbia, tomando o controlo de dois deles numa ilustração da sua vontade de controlar as riquezas petrolíferas do país para garantir receitas para financiar os seus planos.

A produção petrolífera da Líbia é atualmente de 200 mil barris por dia (bpd), contra um milhão e 600 barris bpd antes da revolução de 2011 que derrubou o regime de Muamar Kadafi.

Regularamente, o setor petrolífero na Líbia sofre os efeitos do caos que reina no país, favorecido pela proliferação de armas e pela falta de órgãos de segurança do Estado capazes de manter a ordem e a disciplina.

-0- PANA BY/DIM/05/IZ 05março2015