Niamey, Níger (PANA) - O Governo do Níger prorrogou, por três meses, o estado de emergência sanitário a partir de 01 de outubro corrente devido à persistência e ao caráter "eminentemente patogênico e contagioso" da pandemia da covid-19, indicou um comunicado oficial.
A alguns dias antes do início do ano letivo, o Governo decidiu também tornar obrigatório o uso de máscaras para alunos, professores e funcionários da administração escolar.
Além disso, proceder-se-á, antes de 15 de outubro de 2020, para o início do ano letivo, à desifeção de todos os estabelecimentos escolares que abrigaram vítimas das enchentes, mas mantêm-se fechadas as fronteiras terrestres, lê-se no documento.
Finalmente, o Governo disse organizar uma vasta campanha de consciencialização para os encarregados da educação, professores e funcionários administrativos das escolas, e reforçar o sistema de lavagem das mãos nas escolas, além de reforçar a vigilância da covid- 19 a nível escolar.
O Governo lembrou que a medida de encerramento das fronteiras terrestres continua em vigor, mas autorizou a organização de Maouloud (celebração do aniversário natalício do profeta Maomé) "apenas a nível nacional" mas no respeito pelas medidas de saúde e segurança necessárias."
-0- PANA SA/BEH/MAR/DD 04out2020