Lomé, Togo (PANA) - O Togo prolongou, sexta-feira, por 45 dias, o estado de emergência sanitária declarado no início de abril último pelo Presidente togolês, Faure Gnassingbé, para lidar com a pandemia da covid-19 (coronavírus), apurou a PANA de fontes oficiais em Lomé.
Esta prorrogação, aprovada pelo Tribunal Constitucional, permitirá ao Togo tomar e reforçar medidas apropriadas para travar a pandemia, segundo a fonte.
No início de abril último, o Presidente Faure tinha decretado o estado de emergência sanitária por um período de 90 dias, terminado a 2 de julho corrente.
Contudo, o país levantou completamente o recolher obrigatório e o encerramento das cidades para conter a propagação da pandemia, considerando que a situação está sob controlo.
O Governo tinha recebido igualmente a autorização da Assembleia Nacional para tomar decisões por decretos, no contexto da luta contra a pandemia da covid-19, através de uma lei de habilitação, por um período de seis meses, lembra-se.
A situação desta pandemia no Togo, a 3 de julho, era de 671 casos confirmados, 424 doentes curados, 233 casos ativos e 14 mortes.
-0- PANA FAA/JSG/DIM/DD 04julho2020