Agência Panafricana de Notícias

Estado de emergência prorrogado nas regiões abaladas por insegurança no Níger

Niamey, Níger (PANA) - O estado de emergência nas regiões nigerinas de Diffa (extremo-leste) e Tillabéry (oeste do pais), abaladas pela insegurança, foi prorrogado quarta-feira pelos deputados nigerinos, soube-se de fonte parlamentar.

O estado de emergência estava em vigor desde fevereiro de 2015, na região de Diffa, fronteiriça com o Lago Tchad, principal foco do movimento Boko Haram, que opera no norte Nigéria.

A medida foi depois alargada, em março de 2017, à zona fronteiriça com o Mali para fazer face à persistência das ameaças terroristas. Desde então, é reconduzida todos os três meses, tendo a última prorrogação ocorrido em agosto passado.

Durante as discussões na generalidade, os deputados reconheceram a necessidade da recondução do estado de emergência nas duas regiões do país, devido ao contexto de segurança atual, mas pediram a revisão de algumas medidas de restrição que afetam a circulação de viaturas e motos bem como o encerramento dos mercados.

Segundo as constatações das organizações humanitárias, a situação de segurança tem um impacto significativo no acesso aos serviços sociais básicos e aos meios de subsistência da população, nomeadamente a pesca e a agricultura, devido a restrições dos movimentos.

Os deputados preconizaram missões parlamentares às zonas sob estado de emergência para constatar no terreno o impacto sobre a população, e recomendaram medidas de acompanhamento em benefício das populações afetadas.

-0- PANA SA/BEH/SOC/MAR/IZ 11out2018