Agência Panafricana de Notícias

Estado de emergência prorrogado por sete meses na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, decidiu prorrogar por sete meses o estado de emergência na Tunísia, a partir de 12 de março próximo, anunciou a Presidência, terça-feira, no termo duma reunião do Conselho Nacional de Segurança.

A decisão foi tomada após a avaliação da situação de segurança interna e externa e em previsão de grandes eventos em perspetiva, dos quais as primeiras eleições autárquicas pós-revolução, previstas para 6 de maio próximo, o Ramadão que deverá iniciar-se em meados de maio e a frequentação turística, crucial para a economia tunisina, sublinha o comunicado.

O Presidente tunisino insistiu na necessidade, para os serviços estatais, de velar e garantir a segurança socioeconómica para os cidadãos, em concomitância com a transição democrática, acrescenta o comunicado.

O Estado de emergência, que já foi prorrogado a 10 de fevereiro último por um mês, foi instaurado a 24 de novembro de 2015, na sequência dum ataque perpetrado contra as forças de segurança presidencial que fez 12 mortos e 20 feridos.

-0- PANA YY/IN/JSG/IBA/FK/IZ 7mar2018