Agência Panafricana de Notícias

Estado de emergência prorrogado em três regiões do Níger

Niamey, Níger (PANA) - O estado de emergência foi prorrogado nalgumas regiões do Níger, afetando as províncias de Ouallam, Ayorou, Bankilaré, Abala e Banibangou, Tassara e Tillia, estas últimas fronteiriças com o Mali, segundo um projeto de decreto adotado no fim de semana pelo Governo nigerino.

Trata-se das regiões de Diffa (leste), Tillabéry e Tahoua cuja situação de segurança continua
frágil desde o advento da seita extremista islâmica Boko Haram, que conduziu à proclamação do estado de emergência, desde fevereiro de 2015.

Para as regiões oeste e noroeste do país, a situação na Líbia causou a santuarização do norte do Mali por grupos terroristas que se dispersaram por toda a sub-região, particularmente no Níger, nas regiões de Tillabery e de Tahoua.

Face a esta situação, o Governo nigerino decidiu aumentar os meios materiais e jurídicos das forças de defesa e segurança para combater o inimigo através, nomeadamente, da proclamação do estado de emergência por decreto, depois da sua prorrogação por três meses pela lei 2017-04 de 17 de março de 2017.

Estes dois projetos de decreto foram adotados em conformidade com a lei que habilita o Governo a estatuir decretos durante a intersessão parlamentar depois dum aviso do Tribunal Constitucional.

-0- PANA SA/JSG/MAR/IZ 19junho2017