Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde decidiu, sexta-feira, prorrogar, por mais 30 dias,o estado de calamidade nas ilhas de Santiago, do Fogo e de Santiago, as mais afetadas pela pandemia da covid-19 no arquipélago, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Em declarações à imprensa para fazer o balanço da reunião do coletivo governamental, o ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos, disse que o Governo proclamou, mais uma vez, o estado de calamidade nessas duas ilhas para manter a situação de “contingência” nas demais ilhas.
Acrescentou a decisão visa igualmente garantir as medidas de manutenção, prevenção e contenção pertinentes em vigor na presente conjuntura.
Conforme explicou o porta-voz do Conselho de Ministros, estas medidas fundamentam-se na necessidade de minimizar os riscos de transmissão da infeção, tendo em conta o aumento do número de casos positivos na ilha do Fogo e alguma estabilização com tendência decrescente em Santiago.
Cabo Verde registou, até sexta-feira, 13 de novembro, 563 casos ativos, nove mil 74 curados, 102 óbitos e dois doentes estrangeiros transferidos para seus países de origem, perfazendo nove mil 741 casos de covid-19, deu a conhecer a fonte.
-0- PANA CS/DD 14nov2020