Agência Panafricana de Notícias

Estado de Lagos bem preparado face ao coronavírus, diz governante

Abuja, Nigéria (PANA) - O Governo do Estado de Lagos, em colaboração com o Ministério Federal da Saúde está bem preparado para fazer face ao coronavírus (2019-nCoV), se uma epidemia se declarar na Nigéria, declarou o ministro nigeriano da Saúde, Osagie Ehanire.

Em declaração à imprensa, domingo último, no termo duma visita de inspeção a infraestruturas no Centro de Intervenção de Emergência, preparado para eventuais vítimas do coronavírusno Hospital Mailand, em Yaba, em Lagos, Ehanire indicou que “o Estado de Lagos está bem preparado. Prevalece aqui um nível elevado de preparação e de sensibilização também.”

O ministro inspecionou igualmente o bio-banco do Estado de Lagos, situado no interior do Hospital Mainland, e felicitou o Governo  Estadual por ter enviado 30 agentes de saúde suplementares para ajudar à supervisão das portas de entrada, em particular no aeroporto internacional de Lagos.

Reagindo ao rumor sobre um caso suspeito de coronavírus, na localidade de Alimosho, no Estado de Lagos, Akin Abayomi, comissário para a Saúde do mesmo Estado, qualificou-o de "falso", insistindo no facto de que a cidade "não tem nenhum caso muito menos um caso confirmado de coronavírus."

"Ouvimos o mesmo rumor e desdobramos (ontém) a nossa equipa de biosegurança no local. Recolheram várias informações médicas sobre a comunidade, e, até ao momento, nada há tal vírus. Trata-se duma falsa informação”, afirmou.

Além disso, o Governo chinês declarou domingo ter recebido informações que apontavam para 37 mil e 198 casos confirmados de coronavírus, 811 mortos na China continental e dois mil e 649 pacientes curados que deixaram o hospital.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 10fev2020