Agência Panafricana de Notícias

Estado Islâmico executa 28 presumíveis Etíopes na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A ala líbia do movimento do Estado Islâmico (Deach) divulgou domingo um vídeo que mostra a execução de cerca de 30 homens apresentados como cristãos etíopes.

Com uma duração de 29 minutos, este vídeo, divulgado em sites pertencentes a grupos terroristas simpatizantes do Daech, mostra dois grupos de 12 homens degolados numa praia pela secção Daech da Província de Berga (Cirenaica, na Líbia) e um outro de 16 mortos a tiro pela secção do sul, na província de Fezzan, tendo as vítimas sido apresentadas como cristãos, seus "inimigos" .

Em fevereiro passado, o mesmo movimento já havia divulgado um outro vídeo mostrando a decapitação de Egípcios de confissão copta numa praia, segundo os mesmos métodos, suscitando represálias do Governo egípcio, nomeadamente ataques aéreos contra posições desta organização no seu bastião em Derna, no leste da Líbia.

As 12 vítimas, vestidas de fatos macacos de cor de laranja, são conduzidas à praia antes de ser deitados no chão e decapitados com uma faca, enquanto 16 outras, vestidas da mesma maneira mas de cor preta foram fuzilados à queima-roupa.

O Governo etíope, que condenou os atos terroristas perpetrados contra as comunidades estrangeiras presentes na Líbia, disse duvidar que os homens executados fossem Etíopes.

Segundo o porta-voz do Governo etíope, Radhouan Houssein, a Embaixada da Etiópia no Cairo não pôde confirmar se as vítimas mostradas no vídeo eram Etíopes.

A organização terrorista Daech conheceu uma subida fulgurante nos últimos tempos na Líbia, ilustrando-se por uma série de atos violentos que vão de rapto a ataques a carro armadilhado, aumentando assim o caos de insegurança neste país da África do Norte.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 20abril2015