Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Estádio Ultramoderno da Tanzânia foi rebatizado com o nome do terceiro Presidente do país, Benjamin Mkapa, falecido por crise cardíaca, a 24 de julho de 2020.
O Presidente John Pombe Magufuli anunciou a decisão esta terça-feira durante a missa fúnebre do finado Mkapa organizada no Estádio Uhuru, em Dar es Salaam, a capital económica.
Foi durante o seu mandato presidencial na magistratura suprema desta nação da África Oriental que Mkapa prometeu construir um estádio moderno vizinho do estádio nacional, que foi mais tarde rebatizado Uhuru Stadium.
De acordo com Magufuli, o ex-Presidente Mkapa interessava-se pouco pelo desporto, mas desempenhou um papel importante no desenvolvimento do desporto com a construção do estádio de 60 mil assentos graças a um financiamento chinês.
O estádio foi oficialmente inaugurado em 2007, dois anos após a saída de Mkapa da Presidência
"Apesar de o finado Presidente não gostar de ter as infraestruturas batizadas com o seu nome, eu acho justo que este estádio tenha o seu nome”, disse o Presidente.
Este estádio alberga os jogos da seleção nacional tanzaniana, os Taïfa Stars, mas igualmente os jogos da Primeira Liga Vodacom (VPL).
Após o serviço fúnebre, os restos mortaisde Mkapa foram transportados para a sua aldeia natal, Lupaso, no distrito de Masasi, na província meridional de Mtwara, para a sua inumação prevista para esta quarta-feira.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/IZ 28juil2020