Agência Panafricana de Notícias

Estabilidade da Líbia e Mali necessária para lutar contra terrorismo, segundo Argélia

Tripoli, Líbia (PANA) - A estabilidade da Líbia e do Mali é necessária para melhor lutar contra o terrorismo, porque a sua instabilidade permite reforçar as organizações terroristas na região, declarou domingo o vice-ministro argelino para os Assuntos Magrebinos e Africanos, Abdelkader Messahel.

Falando no termo de um encontro com o secretário de Estado espanhol para os Negócios Estrangeiros, Ignacio Rubio, em Argel, o governante argelino disse haver convergência de pontos de vista entre a Argélia e a Espanha sobre a resolução da crise líbia.

Segundo ele, os dois países defendem a adoção de diálogo com a participação das partes líbias para encontrar uma solução política para a crise, mas excluindo as organizações terroristas conhecidas e inscritas na lista das Nações Unidas.

Acrescentou que a Líbia está a passar por circunstâncias difíceis, e por isso se deverá mobilizar todas as energias para se chegar à estabilidade neste país.

"Sublinhámos a importância dos esforços envidados pelo representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL), Bernardino Leon, e pelos países vizinhos", disse.

As Nações Unidas apelaram para um novo ciclo de diálogo entre protagonistas líbios para esta semana, mas, diante da persistência dos confrontos e da escalada da violência, as possibilidades de ver as partes em conflito na Líbia reunidas estão a diminuir cada vez mais.

Os países vizinhos da Líbia adotaram uma iniciativa de paz, a 25 de agosto último, durante uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros no Cairo, no Egito, que está confrontado com dificuldades para se concretizar no terreno face à lógica das armas privilegiada pelos protagonistas líbios.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 15dez2014