Agência Panafricana de Notícias

Esperança de vida dos Camaroneses aumenta de 40 para 50 anos

Yaoundé, Camarões (PANA) – O número de estruturas sanitárias nos Camarões passou de 555 para duas mil 260, nos últimos 50 anos, enquanto a esperança de vida dos seus cidadãos aumentou de 40 para 52 anos, revelou quinta-feira o chefe de Estado camaronês, Paul Biya.

Falando por ocasião da comemoração do cinquentenário da reunificação dos Camarões, Biya disse igualmente que a taxa de escolarização aumentou 90 porcento contra três porcento há 50 anos, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Na mesma ordem das ideias, partindo de zero universidade, o país possui hoje oito universidades, reforçou.

No plano político, Paul Biya lembrou que os Camarões abraçaram a via da democracia que se vai consolidando cada dia através da criação de instituições modernas das quais o Senado e, brevemente, o Conselho Constitucional.

Na preocupação de desencravar o país, disse, cinco mil e 200 quilómetros de estrada estão hoje asfaltados contra 621 quilómetros há 50 anos, enquanto existem no país 20 aeroportos dos quais três com dimensão internacional, para além de um porto fluvial e três portos marítimos.

O chefe de Estado camaronês anunciou que, com o desenvolvimento das suas capacidades energéticas, os Camarões vão criar indústrias para a transformação dos produtos agrícolas.

-0- PANA EB/TBM/IBA/FK/IZ 20fev2014