Agência Panafricana de Notícias

Espécies de água doce ameaçadas de extinção na África Austral

Washington- Estados Unidos (PANA) -- A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) revelou que vários peixes, caranguejos, libélulas, moluscos e plantas aquáticas da água doce estão ameaçados de extinção na África Austral.
Um estudo da UICN levado a cabo em colaboração com o Instituto Sul- Africano para a Biodiversidade Aquática revela que "sete por cento das espécies estão ameaçadas ou extintas na região".
"Este dado vai aumentar se a conservação das espécies da água doce não for integrada nos planos de reabilitação e de desenvolvimento", acrescenta o relatório.
Segundo a UICN, os resultados da avaliação de mil e 279 espécies da água doce na África Austral mostram que o número de espécies ameaçadas de extinção aumenta com o grau de desenvolvimento dum país.
"Das 94 espécies ameaçadas da África Austral, 78 encontram-se na África do Sul, o país mais desenvolvido da região.
Em África, podemos evitar muito bem uma crise de extinção", afirma a UICN.
"A maioria dos especialistas não tomaram em consideração as espécies da água doce simplesmente porque não têm as informações necessárias.
Esperamos que este estudo fará evoluir as coisas", declarou a directora-geral da UICN, Julia Marton-Lefevre, citada no comunicado.