Especialistas cubanos apoiam Cabo Verde na luta contra Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo cabo-verdiano vai fechar um acordo com o Ministério da Saúde de Cuba para o apoio de uma brigada de especialistas cubanos a Cabo Verde no combate contra a propagação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial, segunda-feira.
O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário anunciou domingo que Cuba já respondeu ao pedido das autoridades cabo-verdianas, mostrando a sua disponibilidade para cooperar e ajudar a reforçar o tratamento a doentes com Covid-19, no arquipélago.
Durante um encontro com a imprensa, o governante aproveitou para informar que, dentro de duas semanas, o número de ventiladores disponíveis no país mais do que duplicará.
Ele explicou que Cabo Verde conta atualmente com uma disponibilidade de 50 ventiladores, distribuídos por várias unidades, número que até à terceira semana de abril deverá chegar aos 120.
“Mas os ventiladores não são o problema mais bicudo. Mesmo em relação a leitos, temos espaços preparados em todas as estruturas de saúde de Cabo Verde”, garantiu.
No entanto, a prioridade, insistiu, está nas medidas de proteção social em todo o arquipélago, “para que não haja uma propagação acelerada de novos casos”.
Cabo Verde tem atualmente sete casos de Covid-19 confirmados, nas ilhas da Boa Vista (4), de Santiago (2) e de São Vicente (1).
Um dos casos na ilha da Boa Vista, um turista inglês de 62 anos, acabou por morrer.
-0- PANA CS/IZ 06abril2020