Agência Panafricana de Notícias

Especialista otimista sobre futuro da infância em África

Por Seidik Abba- Enviado especial da PANA Moscovo, Rússia (PANA) -- O Maliano Bonaventure Maiga, especialista em pequena infância, manifestou, terça-feira, em Moscovo, o seu otimismo em relação ao futuro da educação e da proteção da pequena infância em África.
«Após uma longa hibernação, a educação da pequena infância começa e emergir em África.
Os Estados começam a tomar consciência das suas implicações e os doadores de fundos parecem mais dispostos a conceder-lhes mais financiamentos», disse Maiga, conselheiro técnico do Ministério maliano da Educação Nacional, Alfabetização e Línguas nacionais.
Falando durante uma entrevista à PANA à margem da primeira Conferência Mundial sobre Educação e Proteção da pequena infância, ele disse acreditar que a promoção da educação pré- escolar "será um fator de aceleração da Educação para Todos em África (EPT)".
«Estou com a íntima convição de que, ao colocar os meios necessários ao desenvolvimento da educação da pequena infância, dá-se as chances para atingir a EPT num horizonte razoável que iria um pouco além de 2015», disse.
Advertiu os países africanos contra uma progressão a duas velocidades da educação e da proteção da pequena infância.
«Para os nossos países, o risco viria das desigualdades entre os meios urbano e rural.
Estaremos enganados se considerarmos que, no meio rural, a educação da pequena infância pode ser deixada a estruturas tradicionais.
É preciso velar por um desenvolvimento equilibrado do ensino pré-escolar em todo o lado», afirmou Maïga.
Uma sessão da primeira conferência mundial sobre educação e proteção da pequena infância foi consagrada esta terça-feira à situação especial do continente africano.