Agência Panafricana de Notícias

Especialista em agricultura buscam ações concretas para África em Marrocos

Especialistas em agricultura na África buscam ações concretas no Marrocos

Casablanca, Marrocos (PANA) - Uma reunião das partes interessadas do Programa Abrangente de Desenvolvimento da Agricultura em África decorre  em Casablanca, em Marrocos, desde quinta-feira, para buscar ações concretas a fim de levar avante a agenda de implementação estratégica para o período 2023-2025, soube a PANA de fonte oficial.

Especialistas do setor agrícola querem ter clareza sobre ações prioritárias durante o período em questão, atividades finalizadas e o processo de implementação, para apoiarem o desenvolvimento de uma agenda pós-Malabo (Guiné-Equatorial) e acordos claros sobre o apoio técnico esperado dos parceiros técnicos e doadores.

Durante três dias de trabalho, os participantes farão uma análise crítica da estratégia no final da execução e implementação, apresentarão e receberão contribuições para os resultados da reunião de coordenação de Nairóbi (Quénia) de março de 2023.

Discutirão, garantirão e alinharão os compromissos dos parceiros técnicos e apoiarão as atividades do CAADP (Programa Abrangente de Desenvolvimento da Agricultura em África) até 2025 e o processo pós-Malabo.

A reunião tem como objetivo discutir a agenda do CAADP (sigla em ingles), incluindo a implementação do plano de negócios e a agenda pós-Malabo, concentrar-se no que a CUA (Comissão da União Africana), a AUDA (Agência de Desenvolvimento da União Africana)-NEPAD (Nova Parceria para o  Desenvolvimento de África), as CER (Comunidades Económicas Regionais) e os Parceiros podem fazer de forma significativa, conforme estipulado no plano de negócios do CAADP, incluindo alguns dos aspetos acordados na reunião de coordenação.

A estrutura de resultados do CAADP (2015-2025) articula os objetivos e os indicadores associados que devem ser alcançados num período de10 anos.

Os chefes de Estado e de Governo africanos adotaram, em 2014, a Declaração de Malabo, que constitui um novo compromisso com os princípios e objetivos do CAADP, princípios e objetivos adotados em 2003 por meio da Declaração de Maputo (Moçambique).

A Declaração de Malabo reafirma um forte compromisso com a realização dos objetivos do CAADP, identificando metas específicas a serem alcançadas num período de 10 anos, delineadas por meio de sete compromissos.

O documento reitera o compromisso com os princípios e valores do processo, fortalecendo o financiamento para investimentos na agricultura, acabando com a fome até 2025 e reduzindo a pobreza pela metade por meio da agricultura.

A estrutura de resultados do CAADP (2015-2025) articula os objetivos e os indicadores associados que devem ser alcançados num período de dez anos.

Os peritos da agricultura, considerando que o período de implementação de 10 anos (2015-2025) da Declaração de Malabo está a chegar ao fim, com apenas dois (2) anos restantes, vários especialistas e a Comissão da União Africana (CUA) iniciaram discussões para definir a agenda pós-Malabo.

-0- PANA JS/DD 7julho2023