Agência Panafricana de Notícias

Espanha retoma ajuda orçamental a Cabo Verde

Praia; Cabo Verde (PANA) – O novo embaixador da Espanha em Cabo Verde, Luís Ignacio Calvo, disse, na cidade da Praia, que o seu país tenciona retomar a ajuda orçamental ao arquipélago a partir de 2015 num novo formato, soube a PANA de fonte diplomática.

Falando à imprensa à saída de uma audiência com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, o diplomata espanhol explicou que nova modalidade, ao contrário da anterior interrompida este ano, não inclui apoio financeiro para o orçamento do Estado de Cabo Verde, mas através de empresas e instituições internacionais europeias.

Segundo o embaixador espanhol, essa nova forma de cooperação vai ser mais eficaz, porquanto, existem empresas espanholas interessadas em investir em Cabo Verde “e isso poderá ser muito bom para as duas partes”.

O diplomata disse estar seguro que esta medida do Governo espanhol vai permitir ainda a Cabo Verde resolver o problema do desemprego que tem assolado algumas ilhas.

“Tendo em conta que hoje, Cabo Verde é um país de rendimento médio, o Governo espanhol tem dado prioridade à cooperação económico-empresarial", disse o diplomata, garantindo que a Espanha vai continuar a cooperar com o arquipélago no domínio da segurança
e defesa.

A Espanha disponibilizou a Cabo Verde uma ajuda orçamental de 16 milhões de euros para o período 2011-2014, superior aos 9 milhões de euros concedidos no programa de cooperação anterior entre os dois países.

Contudo, em novembro do ano passado, a ministra cabo-verdiana das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, revelou que a Espanha e o Banco Mundial, que integram com o Banco Africano de Desenvolvimento (BD), a União Europeia (UE), Luxemburgo e Portugal, o Grupo de Ajuda Orçamental (GAO) ao arquipélago, suspenderiam o financiamento das contas do Estado de Cabo Verde referentes ao ano passado.

Com isso, o apoio orçamental a Cabo Verde em 2013 sofreu uma redução de 20 milhões de euros, o que representa cerca de 45 porcento dos desembolsos negociados com os parceiros do GAO ao arquipélago.

-0- PANA CS/TON 30outubro2014