Agência Panafricana de Notícias

Espanha lança 40 mandados de captura por crimes no Ruanda e na RDC

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O senador espanhol Père Saupol informou o primeiro-ministro congolês, Adolphe Muzito, dum extracto duma decisão da justiça do seu país que lançou, após inquérito, mandados de captura internacional contra 40 oficiais ruandeses autores de crimes cometidos no Ruanda e na RD Congo nos últimos anos.
Saupol, que não precisou as pessoas procuradas, afirmou que a Espanha solidariza-se com os sofrimentos dos Congoleses, principalmente os do leste do país devido a guerras prolongadas.
A solidariedade para com a RD Congo aumentou na Espanha, que deseja ver aquele país africano restabelecer as relações tanto diplomáticas como comerciais com qualquer nação ou organização.
O senador espanhol exprimiu igualmente o desejo do seu país de ver as populações civis congolesas protegidas, durante operações que leva a cabo actualmente no leste da RDC a coligação das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) - Unidades de Informações do Ruanda contra as ex-FAR (Forças Armadas Ruandesas), os Interahamwe e as Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR).