Agência Panafricana de Notícias

Espanha financia construção de entreposto frigorífico em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um contrato para a construção do entreposto frigorífico do Porto Grande, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, financiado pela Espanha com 12 milhões e 783 mil euros, é assinado esta quinta-feira, na cidade do Mindelo, apurou a PANA de fonte oficial.

Trata-se de uma nova infraestrutura de tratamento, congelação e conservação de produtos de pesca e perecíveis que vai substituir as antigas instalações do frio no principal porto marítimo de Cabo Verde, destruídas pelo fogo há cerca de três anos.

Com a construção desta importante infraestrutura, o Governo cabo-verdiano pretende converter o porto da ilha de São Vicente numa base de pesca de referência internacional para as frotas industriais e que cumpra com os padrões higiénico-sanitários.

O projecto será ainda dotado de infraestruturas específicas que sirvam, entre outros, à frota artesanal cabo-verdiana para o tratamento adequado de suas capturas.

As novas instalações frigoríficas, a serem construídas pela empresa espanhola Friologic no prazo de 16 meses, vai ser também utilizado para a conserva de outros produtos perecíveis como leite e seus derivados, carnes e frutas.

Para além de servir de auxilio à navegação nacional e internacional, a unidade de frio irá servir ainda de plataforma para os países da sub-região oeste-africana que pretendem exportar a partir de Cabo Verde.

-0- PANA CS/IZ 29set2011