Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo espanhol desdobrou, na Mauritânia, um avião de controlo marítimo para lutar contra a emigração irregular de jovens, a partir das costas oeste-africanas para o arquipélago das Canárias, anunciou a Embaixada de Espanha, em Nouakchott.
Este fenómeno, está em recrcudescimento, há várias semanas e fez várias centenas de mortos dos quais numerosos jovens saídos do Senegal.
O aparelho desdobrado « é um avião de tipo C235, equipado de câmaras e radares que permitem identificar um navio a uma certa altura. Ele efetuará diariamente patrulhas de controlo marítimo em que são integrados os elementos da Força Aérea mauritana e do serviço da Guarda Costeira, responsável pela coordenação operacional.
Estas patrulhas conjuntas controlarão as águas sob jurisdição mauritana a fim de localizar rapidamente as embarcações implicadas no tráfico de seres humanos e transmitir os dados aos agentes da Guarda Costeira a fim de organizar e coordenar os meios marítimos e os socorros”.
Esta ação inscreve-se no quadro de um protocolo de cooperação bilateral.
-0- PANA SAS/IS/SOC/FK/IZ 08nov2020