Agência Panafricana de Notícias

Espanha concede 5 milhões de euros para comercialização de peixe na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O ministro mauritano das Pescas e Economia Marítima, Nany Ould Chrough, lançou um projeto para a comercialização de peixe financiado pelo Governo espanhol no valor de cinco milhões de euros, soube a PANA de fontes oficiais.

Este projeto inscreve-se na transformação do setor da pesca no sentido duma melhor integração na economia para lhe dar mais valor acrescentado. Ele será realizado num período de quatro anos e permitirá «a melhoria do acesso das populações ao consumo de peixe como elemento de reforço da segurança alimentar ».

A parceria espanhola permite à Sociedade Nacional de Distribuição de Peixe (SNDP) dispor de equipamentos (camiões, câmaras frigoríficas, materiais de escritórios) para alargar as redes de distribuição em todas as províncias do país, que serão abastecidas a partir da costa situada a mais de mil quilómetros de várias cidades.

O peixe será vendido a preços simbólicos em 120 pontos de distribuição em todo o território nacional numa perspetiva de contribuição para a luta contra a pobreza.

A Mauritânia possui uma fachada atlântica de 700 quilómetros e costas entre as mais ricas em peixe no mundo, mas o setor da pesca carece de valor acrescentado por falta duma integração adequada no tecido económico nacional.

-0- PANA SAS/TBM/FK/TON 14abril2014