Agência Panafricana de Notícias

Espanha apoia elaboração de lista eleitoral nacional no Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- A Espanha concedeu ao Benin 700 milhões de francos CFA (cerca de um milhão 303 mil dólares americanos) com vista a apoiar este país na preparação duma Lista Eleitoral Permanente Informatizada (LEPI), soube-se terça-feira de fontes oficiais em Cotonou.
Esta subvenção, que se inscreve no quadro do apoio concedido pela comunidade internacional e pelos parceiros técnicos e financeiros à realização da LEPI, traduz a aplicação das conclusões da visita efetuada em Dezembro último à Espanha pelo Presidente beninense, Boni Yayi.
Ela permitirá contribuir para reduzir o défice financeiro de seis biliões de francos CFA (cerca de 11 milhões 174 mil dólares americanos) do orçamento para a LEPI.
Com esta subvenção, a Espanha está a seguir o exemplo de vários parceiros que já concretizaram os seus compromissos sobre a LEPI pela assinatura de acordos financeiros.
Trata-se nomeadamente da União Europeia (UE), dos Países Baixos, da Bélgica, de França, da Alemanha, da Áustria, e da Dinamarca.
Até ao presente, a contribuição de todos os parceiros técnicos e financeiros bem como do Governo para a elaboração da LEPI atinge 14 biliões de francos CFA (cerca de 26 milhões 74 mil dólares americanos).