Agência Panafricana de Notícias

Espanha apoia Mali na gestão de fluxos migratórios

Bamako- Mali (PANA) -- A Espanha entregou ao Mali veículos e material informático estimados em 200 milhões de francos CFA (1 dólar americano equivale a 482 francos CFA) no quadro dum programa de gestão dos fluxos migratórios, anunciou segunda-feira o Ministério dos Malianos do Exterior e Integração Africana.
Esta doação inclui dois veículos4 X 4, quatro viaturas de ligação, quatro fotocopiadoras, um aparelho de comutação automático, 13 computadores portáteis e sete computadores de escritório.
Estes instrumentos permitem reforçar as capacidades de intervenção dos diferentes serviços do Departamento Ministerial maliano "numa gestão humanizada dos fluxos que se revela cada vez mais eficaz", segundo um comunicado do Ministério dos Malianos do Exterior.
Desde já, 29 Malianos beneficiaram durante seis meses na Espanha da primeira experiência piloto de "migração circular" entre os dois países.
A Espanha criou junto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) um fundo dedicado à migração e desenvolvimento para um reforço institucional dos países membros e das suas sociedades civis, indica-se.
Nestes últimos anos, o território espanhol tornou-se no principal destino dos jovens malianos, que na sua maioria tomam vias ilegais e perigosas arriscando as suas vidas.