Espanha apoia Cabo Verde com 600 mil euros nos próximos três anos
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Espanha vai disponibilizar a Cabo Verde 600 mil euros (cerca de 66 milhões de escudos cabo-verdianos) no triénio 2022/2024 para fomentar as ações no quadro da economia azul.
O anúncio da reintegração da Espanha ao Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde foi feito segunda-feira, 20, pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryam Vieira.
Miryam Vieira falava durante a assinatura do acordo para a cooperação avançada e o memorando de entendimento para o apoio direto ao orçamento do arquipélago.
Ela considera que o acordo, assinado durante a visita de trabalho da sua homóloga espanhola, Pilar Cancela Rodriguez, a Cabo Verde, constitui um passo importante nas relações de cooperação entre os dois países.
A governante cabo-verdiana argumentou que os dois instrumentos vão lançar as bases para futuras ações de cooperação em áreas transversais como igualdade e equidade de género, economia azul e turismo.
Sublinhou que, para o seu o Governo, é importante ter ações conjuntas nessas três áreas prioritárias uma vez que o país, no quadro do seu programa estratégico para o desenvolvimento sustentável bem como na sua agenda ‘Cabo Verde ambição 2030’ definiu alguns aceleradores de desenvolvimento que têm a ver com o turismo e a economia azul.
Esses pilares são “fundamentais” para a diversificação da economia cabo-verdiana, disse.
Por seu turno, Pilar Cancela Rodriguez considerou, igualmente, o ato “muito importante” uma vez que se trata de renovar um compromisso e o caminho da cooperação entre os dois países e na execução de objetivos que compartilham.
“Temos um objetivo transversal e fundamental para Espanha e Cabo Verde que é a luta pela igualdade de género contra toda forma de violência de género em todas as suas manifestações sobretudo pelo empoderamento das mulheres e meninas”, referiu.
A governante espanhola apontou que o crescimento económico e o setor da economia azul são setores estratégicos para Cabo Verde, nos quais o seu país pode disponibilizar o seu conhecimento e experiência.
Para a secretária de Estado espanhola, as relações de amizades entre os dois países são “excelentes” e considerou que Cabo Verde é uma referência a nível de África por ser um país estável, democrático e boa governação.
-0- PANA CS/IZ 22dez2021