Agência Panafricana de Notícias

Espaço Schengen cria novo código de vistos de entrada

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O novo código de vistos de entrada na União Europeia (UE) vai vigorar a partir de 5 de Abril próximo, anunciou quarta-feira em Bruxelas um porta-voz europeu.
Este novo visto vai permitir aos países europeus do Espaço Schengen contornar a lista negra estabelecida pela Suiça da qual constam os nomes de 188 responsáveis líbios proibidos de estada na Europa, indicou o porta-vez europeu durante um briefing na capital belga.
"O novo código prevê a possibilidade de emitir um visto a territorialidade limitada para um certo número de países membros do Espaço Schengen em circunstâncias excepcionais quando o Estado requerente o pedir por motivos humanitários, razões de interesse estritamente nacional, ou devido a obrigações internacionais", explicou o funcionário da UE.
Segundo as disposições do novo código, se um visto de entrada for válido apenas para o território do Estado que o emitiu, uma derrogação permite estender esta validade a outros países, com o acordo destes últimos.
A aplicação do novo código dos vistos vai permitir a países signatários do Acordo de Schengen sobre os vistos contornarem as medidas da Suíça que se opõe à atribuição dos mesmos a responsáveis líbios que figuram na lista negra estabelecida pelas autoridades suíças.
Há várias semanas, as relações entre a Suíça e a Líbia atraverssam uma crise diplomática relativa a vistos de entrada no espaço Shengen.
A Suíça estabeleceu uma lista negra dos dirigentes líbios proibidos de estada no seu território, e, em contrapartida, a Líbia replicou proibindo a emissão de vistos para cidadãos dos Estados membros do Espaço Schengen, devido à presença da Suiça neste bloco, sem ser membro da União Europeia.