Agência Panafricana de Notícias

Escritório regional de certificação dos minérios aberto em Bujumbura

Bujumbura, Burundi (PANA) – Um escritório de certificação dos minérios de cassiterite, Coltan e volframite funciona desde quarta-feira no centro da cidade de Bujumbura, com o apoio técnico e financeiro do ministério federal alemão da Cooperação Económica e Desenvolvimento, soube a PANA de fonte diplomática na capital burundesa.

Segundo o chefe do escritório, o Alemão Rudolf Mauer, a iniciativa visa lutar contra a exploração ilegal dos recursos naturais na região dos Grandes Lagos.

Ele explicou que o mesmo deverá sobretudo focalizar-se na implementação de um mecanismo de certificação regional e no método da impressão analítica como meio independente de verificação da origem dos minérios da região dos Grandes Lagos.

A estrutura vai igualmente ajudar parceiros locais, como serviços geológicos, na criação de laboratórios de preparação das amostras e na formação do pessoal técnico em Bujumbura, a capital do Burundi, em Bukavu (leste da República Democrática do Congo, RDC) e em Kigali, a capital do Rwanda, segundo os promotores da iniciativa.

A RD Congo, um dos países da região dos Grandes Lagos que possuem importantes minérios e pedras preciosas, situação que a expõe à exploração ilícita destes recursos naturais e à destabilização política e militar por grupos armados de interesse diverso, entre os quais rebeldes armados, no leste.


-0- PANA FB/JSG/IBA/CJB/DD 07ago2013