Agência Panafricana de Notícias

Escritório dos Direitos Humanos da ONU alerta Nigéria para violências étnica e religiosa

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Escritório dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas sediado em Genebra, na Suíça, exortou as autoridades nigerianas a lutarem contra o ressurgimento das violências étnica e religiosa no país evitando discursos odiosos e incentivando a reconciliação entre diversas comunidades.

"Estamos preocupados com o ressurgimento da violência na Nigéria nestas últimas semanas com o seu lote de mortos, feridos e estragos", disse o porta-voz do Escritório para os Direitos Humanos, Rupert Colville, citado num comunicado oficial transmitido à PANA em Nova Iorque.

O documento indica que cerca de "70 pessoas teriam sido matadas desde o início do mês de agosto durante as violências étnica e religiosa na região. 10 mortos foram registados na primeira quinzena de agosto durante confrontos entre jovens cristãos e muçulmanos e o Exército em Jos (norte)".

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas gravemente, das quais duas sucumbiram aos seus ferimentos, numa aldeia vizinha de Jos, no norte do país, lê-se no documento.

Colville sublinhou, em seguida, que "as forças de segurança devem agir conforme a lei e de modo imparcial", enfrentando a subida de violência no país para evitar o agravamento da situação.

Manifestou ainda a sua preocupação em relação às atividades do famoso grupo extremista islamita Boko Haram que reveindicou o recente atentado contra a sede da ONU em Abuja, a capital federal da Nigéria.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/SOC/CJB/DD 10set2011