Escolas reabrem em junho próximo no Níger, diz Governo
Niamey, Níger (PANA) – O ministro nigerino do Ensino Superior, Yahouza Sadissou, anunciou terça-feira, a retomada das aulas nos estabelecimentos escolares a partir de 1 de junho de 2020 e até 15 de julho próximo para a conclusão do ano letivo.
Durante uma conferência de imprensa, Sadissou lembrou que o Govenro, depois de consultar o comité de peritos, decidiu permitir a retomada das atividades académicas em todos os estabelecimentos escolares, de formação e do ensino superior, público e pirvado, a partir de 1 de junho de 2020, se a tendência é favorável à luta contra a pandemia.
O ministro do Ensino Superior indicou que, numa altura em que as escolas foram encerradas, a taxa de execução dos programas nos estabelecimentos de ensino, fora das universidades, varia entre 50 e 70 por cento, quer nas escolas públicas quer nas privadas.
« Depois de diferentes avaliações, necessitaremos de 45 dias para finalizarmos o programa do ano letivo. Assim sendo, as aulas vão estender-se de 1 de junho a 15 de julho de 2020. Depois vão ocorrer as provas do fim de ano letivo, a todos os níveis. As datas precisas para estas provas serão divulgadas posteriormente”, revelou o ministro.
Yahouza Sadissou indicou que vai haver consultas brevemente entre diferentes ministérios e atores da escola para que “cada um adira a este plano de salvamento que vai permitir validar o ano letivo em curso.”
Expôs, ao mesmo tempo, um programa do ano letivo 2020-2021, sublinhando que as aberturas escolares terão lugar a 15 de setembro de 2020 para o segundo ciclo do secundário, a 1 de outubro, para o primeiro ciclo do secundário (a escola primária e a formação profissional e técnica) e a 1 de janeiro de 2021, para as universidades públicas e grandes escolas.
-0- PANA SA/IS/MAR/DD 12maio2020