Agência Panafricana de Notícias

Escolas públicas e privadas encerradas temporariamente no Togo

Lomé, Togo (PANA) – O Governo togolês anunciou domingo num comunicado o encerramento temporário dos estabelecimentos escolares a partir desta segunda-feira, devido a manifestações de alunos que abalam o país desde a semana passada.

Há já algum tempo, as atividades pedagógicas são perturbadas nos estabelecimentos do ensino geral e do ensino técnico público pelo agrupamento dos sindicatos denominado Sinergia dos Trabalhadores do Togo (STT) », deplora o Governo.

O comunicado denuncia a manipulação dos alunos e os danos causados contra os bens públicos e privados durante manifestações ocorridas quarta, quinta e sexta-feiras em Lomé, a capital, e em várias outras cidades do país.

« Face a estes atos suscetíveis de pôr em perigo a vida dos alunos e dos seus professores », o Governo decidiu então encerrar temporariamente todos os estabelecimentos do ensino geral e do ensino técnico, tanto público como privado, na região pedagógica Lomé-comuna Golfo, a partir desta segunda-feira, refere o documento.

Desde quarta-feira última, a pretexto de apoiar os docentes em greve e denunciar a atitude do Estado que, segundo eles, não faz nada para resolver a crise, vários alunos organizam cada dia manifestações em Lomé e em várias outras cidades do país.

-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 15abril2013