Escola encerrada na ilha cabo-verdiana depois de professor testar positivo à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma escola secundária da ilha cabo-verdiana da Boa Vista foi encerrada, terça-feira, depois de um dos seus professores ter testado positivo à covid-19 (coronavírus), apurou a PANA de fonte segura.
O encerramento da escola, confirmado pela delegada de Educação da Boa Vista, Risandra Gabriel, acontece após dois dias de aulas presenciais, suspensas em todo Cabo Verde, após o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus, a 19 de março último.
Em declarações à agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress), a responsável de ensino na ilha, onde foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19 no arquipélago, esclareceu que, logo depois de informada que um dos professores testou positivo num exame PCR, optou-se, como medida de precaução, em concertação com a delegacia de saúde, pelo encerramento imediato do estabelecimento escolar e ainda pela suspensão das aulas por 10 dias.
“Já se está a identificar os professores que tiveram contacto direto com o seu colega infetado, para irem para a quarentena. Terão seguimento para fazerem teste de covid-19”, informou Risandra Gabriel, realçando ainda que “toda a escola será desinfetada.”
Avançou ainda que 14 alunos de uma turma estão a ser seguidos, isto porque, segundo contou, estes tiveram contacto com uma professora, que, por sua vez, esteve em contacto direto com o docente infetado.
Entretanto, a delegada de Educação da Boa Vista garantiu que “tudo está em seguimento, e, em conformidade com a Delegacia da Saúde da Boa Vista, tomarão outras medidas de precaução e prevenção, principalmente mediante o desfecho deste caso.”
“A suspensão temporária será avaliada continuamente e qualquer alteração será informada à comunidade educativa. Estamos seguros de que esta é a melhor decisão e contamos com a colaboração de todos”, refere a fonte.
Entretanto, o Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF) afirma, num post divulgado na sua página de Facebook, que, desde a primeira hora, defendeu a necessidade de se fazer testes rápidos aos professores e aos alunos”, antes da reabertura das aulas presencias, a 01 de outubro corente, em todo o país, com excecao das escola do município da Praia, o epicentro da pandemia em Cabo Verde.
A resolução do Conselho de Ministros com medidas excecionais para o novo ano letivo prevê o encerramento das salas de aula em que foram confirmados dois casos de covid-19, por um período de 10 dias.
Entre outras medidas, o decreto obriga todos os estabelecimentos escolares a adotarem um pano de contingência da educação, prevendo um “espaço específico” para acolher eventuais casos com sintomas de covid-19.
O caso diagnosticado na ilha da Boa Vista é o primeiro registado num estabelecimento de ensino em Cabo Verde, desde que o Governo autorizou, a 01 de outubro corrente,a reabertura do ano letivo com aulas presenciais.
-0- PANA CS/DD 07out2020