Eritreia recupera 100% de pacientes de covid-19
Luanda, Angola (PANA) – O Ministério eritreu da Saúde declarou sexta-feira a recuperação completa de todos os seus 39 pacientes de covid-19, depois da alta médica do último doente internado.
Num comunicado oficial publicado sexta-feira, o Ministério da Saúde confirma que o último paciente deixou o hospital no mesmo dia depois de testes de controlo efetuados no Laboratório Nacional com resultado negativo.
“Esse resultado significa que todos os 39 casos confirmados no país, até ao momento, se recuperaram totalmente”, refere a nota postada no site oficial do Ministério eritreu da Informação, a partir de Asmara.
O Ministério da Saúde considera, todavia, que “esse importante marco não deve induzir complacência neste momento”.
Sublinhou ser imperioso que todos os cidadãos continuem a cumprir as diretrizes das autoridades sanitárias, em vigor no país, “até que a tarefa contínua de avaliação detalhada e abrangente para medir a propagação da pandemia em todo o país seja realizada com total certeza”.
Esta conquista é vista como esultado de rigorosas medidas preventivas tomadas pelo Governo para conter a propagação da doença, incluindo a despistagem e quarentena de cerca de três mil cidadãos nacionais regressados do exterior.
Observadores consideram ainda que este desfecho reflete a eficácia das soluções médicas e outras medidas adotadas pelas autoridades sanitárias do país.
A Eritreia é assim, depois das ilhas Maurícias, o segundo país africano a recuperar integralmente os seus pacientes de covid-19.
A Eritreia junta-se igualmente ao grupo de países africanos que não registaram, até agora, nenhum caso de óbito associado à pandemia da covid-19, tais como Madagáscar, Moçambique, Namíbia, ilhas Seicheles, Rwanda, Uganda e Lesoto.
-0- PANA IZ 16maio2020