Agência Panafricana de Notícias

Equipas do norte da Nigéria disputam jogos noutras zonas devido a violências inter-confessionais

Lagos, Nigéria (PANA) – A Primeira Liga Nigeriana (NPL, primeira divisão) de futebol pediu a dois dos seus clubes baseados em Jos, capital do Estado de Plateau, no norte do país, palco duma crise inter-confessional nestes últimos dias, para encontrar novos terrenos com vista aos seus jogos.

Trata-se dos clubes de Plateau United e de Jos University Teaching Hospital (JUTH).

"Devido a constrangimentos de tempo e de logísticos suscetíveis de afetar o nosso programa para a temporada 2010-2011 e provocar uma adiamento ilimitado dos jogos em casa das duas equipas, o Conselho de Administração da Liga pediu para se colocar à disposição do JUTH FC e do Plateau United zonas alternativas onde eles possam acolher seus jogos em casa a partir da semana 12", noticiou esta quinta-feira a imprensa local que cita Tunji Babalola, o secretário executivo da NLP.

"A situação atual em Jos está muito imprevisível e enquanto se espera que ela volte à normalidade, as duas equipas devem acolher os seus jogos em casa noutras zonas", disse o responsável nigeriano.

Ele acrescentou que a decisão foi tomada para a segurança das equipas em casa ou em deslocação, dos responsáveis dos jogos, dos adeptos e dos membros da equipa de apoio técnico.

Só no ano transato, mais de 500 pessoas morreram em violências constantes neste Estado apenas no ano passado.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 13Jan2011