Equipas de médicos chineses esperadas na RD Congo
Kinshasa, RD Congo (PANA) – O embaixador da República Popular da China na República Democrática do Congo (RDC), Zhu Jing, anunciou a chegada brevemente a Kinshasa de equipas médicas chinesas, segundo o serviço de comunicação do primeiro-ministro congolês.
"A partilha de pericia faz igualmente parte de parceria entre a RD Congo e a China. Já organizamos duas videoconferências entre peritos congoleses e chineses. Uma equipa de peritos chineses estará em Kinshasa nas próximas semanas. O objetivo é partilhar a nossa perícia e a sua habilidade acumuladas na China”, acrescentou Jing no termo duma audiência que lhe concedeu, terça-feira, o primeiro-ministro congolês, Sylvestre Iiunga Iiunkamba.
Segundo o diplomata chinês, a reunião entre os dois tinha como objetivo avaliar o estado de avanço da cooperação sino-congolesa na resposta à pandemia de Covid-19 (coronavírus) e a partilha de pericia entre os dois países durante este período de crise sanitária.
Desde o início da epidemia declarada a 10 de março de 2020, o cúmulo é de 350 casos confirmados, ou seja, no total, 25 mortes e 35 curados.
Para segunda-feira, 18 novos casos foram confirmados em Kinshasa, num total de 86 amostras testadas, oito pessoas ficaram curadas e 190 pacientes estão em boa evolução epidemiológica.
Até ao momento, 92 casos suspeitos estão a ser investigados, e até lá, cinco províncias estão afetadas, mas Kinhsasa lidera com 338 casos.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 21abril2020