Agência Panafricana de Notícias

Equipas africanas disputam última fase de eliminatórias CAN/Mundial

Dakar- Senegal (PANA) -- As equipas ainda em competição vão engajar- se, a partir deste fim-de-semana, na última fase para o Campeonato Africano das Nações (CAN) e o Mundial de 2010.
Uma verdadeira maratona, cuja chegada está fixada para 15 de Novembro próximo, espera as 20 equipas na luta para os 15 lugares qualificativos para o CAN em Angola e os cinco para o Mundial na África do Sul.
As três primeiras equipas de cada um dos cinco grupos serão qualificadas para o CAN, enquanto apenas o primeiro lugar abrirá os postos do primeiro Mundial organizado no continente africano.
Excepto a África do Sul, vencedora do CAN que organizou em 1996, todas as grandes equipas do futebol africano estarão na linha de partida.
Do mesmo modo, o Senegal, que começava a acostumar-se às provas africanas, foi eliminado no termo da segunda volta das eliminatórias, bem como Angola, presente no último CAN no Gana e no Mundial na Alemanha.
A corrida para o primeiro lugar anuncia-se difícil nos diferentes grupos.
No grupo A, os Camarões, tetracampeão do CAN e presente em cinco edições do Mundial, deverá dominar face a Marrocos, ao Togo, presente no Mundial na Alemanha, que serão "outsiders" ambiciosos, enquanto o Gabão tentará surpreender.
Neste grupo, o Togo terá a desvantagem de disputar o seu jogo em Accra, longe das suas terras, devido à suspensão do seu estádio de Kégué.
No grupo B, a Nigéria e a Tunísia serão os favoritos lógicos diante de Moçambique e do Quénia.
No grupo C, os prognósticos estarão a favor do Egipto, bicampeão do CAN e equipa africana do século, que deverá, contudo, desconfiar da Argélia e da Zâmbia, ao passo que o Ruanda distingue-se como o mais fraco.
No grupo D, o Gana e o Mali serão os mais sérios pretendentes ao primeiro lugar, sem negligenciar as oportunidades do Benin e do Sudão, capazes de realizar uma proeza.
Finalmente no grupo C, a Côte d'Ivoire não deverá ter muitas preocupações, mesmo se deverá desconfiar da Guiné-Conakry com a sua multitude de futebolistas profissionais, do Burkina Faso e do surpreendente Malawi.
Programas dos jogos: Grupo A (sábado) Togo - Camarões (Accra) Marrocos - Gabão Grupo B Quénia - Tunísia (sábado) Moçambique- Nigéria (domingo) Grupo C Ruanda - Argélia (sábado) Egipto - Zâmbia (domingo) Grupo D Sudão - Mali (sábado) Gana - Benin (domingo) Grupo E Burkina Faso - Guiné-Conakry (sábado) Côte d'Ivoire - Malawi (domingo)