Equipa da ONU já na Líbia para controlar respeito pelo cessar-fogo no país
Trípoli, Líbia (PANA) - Uma equipa reduzida de obsevadores das Nações Unidas, incumbidos de apoiar a planificação e velar pelo respeito pelo cessar-fogo na Líbia, encontra-se desde quarta-feira no país, anunciou a Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL).
"Em conformidade com a recomendação do Secretário-Geral (António Guterres) no seu relatório de 29 de dezembro de 2020 e a pedido do Conselho de Segurança (CS) de 4 de fevereiro último, a ONU enviou ontem uma pequena equipa preliminar à Líbia”, indica um comunicado da MANUL.
Segundo a mesma fonte, a equipa avançada contribuirá para fazer progredir a planificação das Nações Unidas, em estreita consulta com a Comissão Militar Mista 5+5,.
Fornecerá bases de um apoio evolutivo das Nações Unidas ao Mecanismo de Controlo do Cessar-Fogo (LCMM) dirigido e controlado pela Líbia, lê-se na nota.
A equipa preparará igualmente contribuições para um relatório pedido pelo CS, sublinhou a MANUL.
Os observadores dará a conhecer suas conclusões ao enviado especial do Secretário-Geral para a Líbia e chefe da MANUL por intermédio do subsecretário-geral e do coordenador da MANUL, assinalou.
Em outubro último, um acordo de cessar-fogo permanente foi assinado em Genebra (Suíça) pelas partes em conflito na Líbia sob os auspícios das Nações Unidas.
Entre outros metas, o acordo de cessar-fogo recomenda a retirada das tropas beligerantes das linhas de contacto, dos combatentes estrangeiros e de mercenários, mas a sua aplicação registou um atraso.
A Líbia está pronta para realizar uma sessão do Parlamento em março corrente em Sirtes (centro) para votar uma moção de confiança no Governo de União Nacional encarregue de administrar a transição e supervisionar a organização das eleições gerais a 24 de dezembro próximo.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 04março2021