Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de Ébola ultrapassa mil casos na RD Congo, diz OMS

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A epidemia do vírus de Ébola ultrapassou o limiar de mil casos, declarou quarta-feira em Kinshasa o representante especial do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a riposta contra este flagelo em Beni, Butembo e Ituri (leste congolês), Peter Graaff.

 

Durante uma conferência de imprensa das Nações Unidas realizada no mesmo dia na cidade capital congolesa, Graaff, indicou que, como o disse, a 23 de março, o diretor-geral da OMS (Tedros Adhanom Ghebreyesus), esta organização onusina reafirma o compromisso de pôr termo a esta epidemia que já fez mais de 400 mortes.

Esta epidemia vem alastrando-se há muito tempo, devido a condições de insegurança criadas na zona por rebeldes ugandeses das ADF (Forças Democráticas Aliadas), segundo o representante do SG da OMS.

Peter Graaff exorta às populações a trabalhare, de maneira articulada para se pôr termo a este mal.

Por outro lado, em relação à organização das eleições a 31 de março corrente, o ele aproveitou a oportunidade para pedir ao Governo para resolver a questão do fluxo das populações que suscita riscos incontroláveis.

Para Peter Graaf, as populações de Beni-território, Beni-cidade e de Butembo devem aplicar minuciosamente as regras de higiene, a fim de evitarem riscos de contaminação.

Em Beni, epicentro da epidemia, a riposta  está melhor. Todas as medidas foram tomadas para permitir  à população desta zona do país exercer o seu direito de voto, disse.

-0- PANA KON/IS/IBA/SOC/FK/DD  28março2019