Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de sarampo assinalada na capital da Guiné

Conakry, Guiné (PANA) – Uma epidemia de sarampo declarou-se em Conakry, onde crianças de zero a cinco anos de idade estão internadas nestas últimas semanas no Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Donka, o maior do país, em Conakry que regista diariamente em média cinco casos, soube-se este sábado de fontes hospitalares.

Face a esta situação, as autoridades sanitárias estão a multiplicar os apelos aos pais, chamados a fazer imunizar rápido, contra o sarampo seus filhos menores de cinco anos de idade.

Elas garantem que a vacinação visa sobretudo evitar as complicações da infeção que podem ter sequelas graves ou mesmo letais.

Preocupados com a situação que atingiu o limite epidemiológico, os decisores públicos exortam os pais a darem prova de vigilância em caso de forte febre constatada na s suas crianças que devem ser transportadas para o centro de saúde mais próximo.

A vacinação dos petizes contra o sarampo, recomendada para os mais tenros, de cerca de um ano, sublinham, visa sobretudo evitar as complicações de infeções, como as encefalites, que podem ter sequelas graves.

O sarampo é uma infeção viral eruptiva aguda, que atinge, na maior parte dos casos, as crianças a partir da idade de cinco a seis meses.

-0- PANA AC/IS/AAS/FK/DD 19jan2014