Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de poliomielite eclode no Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) - Uma epidemia de poliomielite eclodiu no Sudão do Sul depois de três novos casos desta doença invalidante terem sido confirmados recentemente neste país, anunciou o Governo.

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), no Sudão Sul, três casos foram confirmados: um no Estado Equatorial-Oriental e dois no Estado Bahr el-Ghazal do Norte, levando assim o Governo "a declarar a 26 de setembro a epidemia com uma urgência nacional em matéria de saúde".

O Sudão do Sul estava isento de casos de poliomielite desde junho de 2009 mas, desde que uma epidemia desta patologia foi confirmada em maio passado na Somália e que casos similares foram assinalados no Quénia e na Etiópia, as autoridades médicas do sul-sudanesas estão em estado de alerta máximo.

Segundo o OCHA, o Governo do Sudão do Sul trabalha estreitamente com os seus parceiros em saúde no interior e no exterior do país para impedir a propagação do polio vírus selvagem.

Uma campanha de vacina de emergência nas regiões onde o polio vírus havia sido detetado foi lançada e continua até a 4 de outubro corrente nos Estados de Equatoria-Oriental, Bahr el-Ghazal do norte.

A poliomielite, doença infeciosa que se transmite por contato humano, é altamente contagiosa e mata principalmente crianças paralisando-lhes os membros inferiores, sendo a vacina é o único meio de proteção atualmente.

-0- PANA MO/SEG/NFB/TBM/IBA/MAR/DD 03out2013