Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de cólera faz 3 mortos na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Uma epidemia de cólera está a afetar Lagos, a capital económica da Nigéria, onde três vítimas foram registadas, segundo o Governo estadual.

A propagação em Lagos desta doença infeciosa, que já matou numerosas pessoas nos Estados de Plateau e de Zamfara (Norte), semeou o pânico entre os 15 milhões de habitantes desta megalópole.

O chefe dos Serviços de Saúde do Estado de Lagos declarou à imprensa que 13 casos foram registados nos centros de saúde da cidade, com três mortes registadas.

"A maioria destes casos suspeitos provêem dos bairros de Ajeromi, Amuwo Odofin, Apapa, Lagos Island, Oshodi-Isolo e Surulere", indicou quarta-feira à imprensa o comissário para a Saúde do Estado de Lagos, Jide Idris.

A água dos poços e uma especialidade local denominada "Abasa" seriam as causas principais da epidemia.

Para evitar outras vítimas, ele recomendou à população para ficar vigilante e informar qualquer caso suspeito ou morte ao centro de saúde mais próximo e à direção de luta contra a doença no Ministério da Saúde.

A cólera é uma infeção bacteriana contagiosa que pode provocar diarreia aguda e desidratação intensa.

As pessoas contraem cólera bebendo água ou comendo alimentos infetados pela bactéria denominada vibrio cholerae ou vibrião cólerico.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/TON 24out2013