Agência Panafricana de Notícias

Epidemia de cólera faz 10 mortos na cidade congolesa de Ponta Negra

Brazzaville, Congo (PANA) – Uma epidemia de cólera, que assola desde novembro último a cidade de Ponta Negra, principal centro económico e industrial no sul do Congo, fez 10 mortos dos 289 casos notificados, anunciou domingo à noite o ministério congolês da Saúde e População.

Para combater esta epidemia, devida às chuvas torrenciais cque se abateram sobre a segunda cidade congolesa e os problemas de saneamento do rio Tchinouka, o comité de crise acaba de solicitar a ajuda de vários parceiros, dos quais o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras, Médicos da África, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e profissionais locais da saúde.

Quarta-feira última, por ordem do Presidente da República, Denis Sassou Nguesso, uma ajuda de emergência já foi disponibilizada pelo Governo do Congo para permitir a assistência do doentes.

A cidade de Ponta-Negra, construída numa zona pantanosa, regista problemas sérios de saneamento que se complicam em vários bairros de habitação espontânea, indica-se.

-0- PANA MB/TBM/IBA/CJB/DD 04mar2013