Washington, Estados Unidos (PANA) - O enviado especial dos Estados Unidos para o Sudão e Sudão do Sul, Donald Booth, encontra-se no segundo país desde domingo, anunciou o Departamento de Estado americano.
Durante a sua estadia, de quatro dias, Booth reunir-se-á com responsáveis governamentais, atores políticos, representantes da sociedade civil e parceiros internacionais, anunciou, segundo a mesma fonte.
Declarou, num comunicado, que a viagem do enviado especial sublinha "o compromisso dos Estados Unidos" de trabalhar com o bloco comercial regional, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) e outros parceiros regionais e internacionais em prol da paz e da estabilidade no Sudão do Sul.
A declaração indica que os Estados Unidos estão particularmente preocupados com a lentidão na aplicação do Acordo Revitalizado sobre a Resolução do Conflito na República do Sudao do Sul (R-ARCSS), o prosseguimento da violência e a deterioração das condições económicas e humanitárias neste país.
-0- PANA MA/BAI/IS/FK/DD 10maio2021