Bamako, Mali (PANA) - O enviado especial dos Estados Unidos para a Região do Sahel, J.Peter Pham , encontra-se, desde quarta-feira em Bamako, para uma visita de três dias ao Mali, soube a PANA de fonte segura.
Durante a sua estada de três dias, Peter Pham reunir-se-á com membros do Governo de Transição, bem como líderes da sociedade civil, responsávieis religiosos e funcionários das Nações Unidas, da União Africana (UA), do G5 Sahel e da comunidade diplomática, segundo a mesma fonte.
De acordo com o programa da visita, ele tentará exortar o Governo de Transição instalado no Mali a respeitar os seus compromissos assumidos para com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), nomeadamente a organização de eleições livres e equitativas dentro de 18 meses.
Encorajará igualmente os compromisos das novas autoridades malianas de lutarem contra a corrrupção, responderem às preocupações relativas aos direitos humanos, reformarem os processos eleitorais e aplicarem o Acordo de 2015 para a paz e reconciliação no Mali.
Os Estados Unidos condenaram o golpe de Estado perpetrado a 18 de setembro último, no Mali, e pediram um rápido regresso do país a um poder civil, em comformidade com as recomendações da CEDEAO.
-0- PANA GT/IS/FK/DD 1out2020