Agência Panafricana de Notícias

Enviado especial da ONU saúda novo acordo inter-somalí

Nairobi, Quénia (PANA) - O enviado especial das Nações Unidas para a Somália, Augustine Mahiga, saudou quinta-feira o acordo assinado em Kampala, no Uganda, entre o Presidente da Somália, Sheikh Sharif Sheikh Ahmed, e o presidente do Parlamento, Sharif Hassan Sheikh Aden, para pôr termo ao Governo atual.

Ele declarou que o acordo constitui um avanço na resolução do impasse político que dura há cinco meses e põe termo ao período atual de transição.

O acordo redefine os mandatos do Presidente da Somália e do presidente do Parlamento, que foram prorrogados por um ano, e prevê a nomeação dum primeiro-ministro nos próximos 30 dias.

Mahiga declarou que os signatários deverão buscar o apoio político das outras partes interessadas entre as quais as autoridades regionais e os parceiros.

Ele exortou igualmente os signatários a finalizar a aplicação dos acordos já concluídos com os seus parceiros somalís, sobretudo Puntland e Ahlu Sunna Wal Jama'a.

« Estou contente que tenhamos ultrapassado o bloqueio duma maneira muito construtiva », declarou Mahiga.

« Os líderes trabalharam juntos duma maneira positiva para alcançar este importante progresso político. Eles merecem felicitações. Endereço igualmente as minhas sinceras felicitações ao Presidente Yoweri Museveni (do Uganda) pelo seu apoio indefetível na semana passada », acrescentou.

O Presidente da Somália e o do Parlamento prometeram trabalhar juntos durante o período de transição dum ano para executar as tarefas prioritárias em conformidade com o roteiro da paz que será decidido com as partes interessadas, os critérios e os mecanismos para o seu respeito.

Entre as tarefas prioritárias figuram a finalização e a adoção da Constituição do país, a reforma das instituições e o reforço da segurança.

-0- PANA AO/BOS/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 10unho2011