Agência Panafricana de Notícias

Enviado especial da ONU para Sara Ocidental em Marrocos

Rabat- Marrocos (PANA) -- O enviado especial do Secretário-Geral da ONU para o Sara Ocidental, Christopher Ross, está desde quarta-feira em Rabat no quadro dum períplo à região que o conduzirá também à Argélia e à Mauritânia, informou a imprensa marroquina.
Durante esta digressão, a terceira do género, que terminará a 25 de Março, Roos tentará relançar as negociações directas, sob a égide da ONU, entre Marrocos e a Frente Polisário com o objectivo de encontrar uma solução definitiva ao conflito do Sara Ocidental que opõe Rabat e os independentistas há mais de 30 anos.
Representantes de Marrocos e da Frente Polisário separaram-se em Fevereiro passado depois duma reunião informal de dois dias perto de Nova Iorque sem conseguir resolver as suas divergências.
Em Abril de 2007, Marrocos submeteu à ONU um projecto de autonomia para o Sara Ocidental, que prevê um Parlamento e um Governo autónomos.
O sector da educação ou a gestão dos assuntos do território caberiam a este poder autónomo, enquanto os negócios estrangeiros, a defesa, a moeda, a Gendarmaria e as Alfândegas deveriam pertencer a Rabat.
Esta proposta é rejeitada pela Frente Polisário, movimento independentista apoiado pela Argélia, que reafirma "o direito do povo saraouí à autodeterminação" através dum referendo.
O Sara Ocidental, antiga colónia espanhola, está sob controlo de Marrocos desde 1975.