Agência Panafricana de Notícias

Enviado da ONU satisfeito com eleição de novo Presidente em Puntland

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Somália, Nicholas Kay, saudou a eleição de um novo Presidente da semi-autónoma região de Puntland como o "sinal de uma solução pacífica e federal para toda a Somália”.

Kay declarou num comunicado transmido à PANA em Nova Iorque que "Puntland está na vanguarda do caminho para o desenvolvimento na Somália fedéderal".

Indicou que "as Nações Unidas apoiam o povo de Puntland e toda a Somália no seu andamento para a paz, a reconciliação, a democracia e a prosperidade."

Congratulou, também, o Presidente eleito, Abdiweli Mohamed Ali Gaas, pela sua eleição, quarta-feira, pelo Parlamento.

Kay saudou também com a transferência harmoniosa e pacífica do poder e o papel construtivo do Presidente cessante, Abdirahman Mohamed Farole.

A Somália mergulhou na guerra e na anarquia há duas décadas, depois das fações setárias e religiosas terem derrubadio o Presidente Mohamed Siad Barré fora do poder para dividir i oaus em partes.

No entanto, a violência era menos pronunciada nas duas regiões da parte norte do país: Somaliland, que se declarou independente em 1991 e Puntland, que se tornou autónomo em 1998.

-0- PANA AA/MA/MTA/TBM/CJB/DD 09jan2014