Agência Panafricana de Notícias

Enviado da ONU insta países europeus a tratar feridos líbios dos confrontos contra Daech

Tripoli, Líbia (PANA) – O chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Martin Kobler, exortou os países europeus a garantir cada vez mais tratamentos dos feridos líbios dos confrontos contra o Daech (Estado Islâmico), afirmando que a guerra contra esta organização é igualmente a dos Europeus e não apenas dos Líbios.

O balanço das perdas entre as forças da Operação Militar contra Daech ultrapassou os 300 mortos e mais de um milhar de feridos desde o início do seu lançamento em maio último.

Num tweet na sua conta sexta-feira à noite, Kobler diz-se « muito preocupado com o grande número de feridos na guerra contra o Daech e garante que os líderes têm razão, isto é uma guerra para a Europa».

Kobler exortou os países europeus a receber os casos difíceis dos feridos de guerra, indicando que « muitos feridos estão a ser tratados nos países vizinhos. Exorto os países europeus a tratar igualmente os casos difíceis nos seus países ».

Para o enviado onusino, os Líbios devem combater o terrorismo juntos como um Exército unificado sob a direção do Conselho Presidencial.

Ele deplorou igualmente o suposto ataque terrorista perpetrado em Benghazi, apresentando as suas condolências às famílias das vítimas e desejando rápidas melhoras aos feridos.

Quase 18 soldados do Exército líbio morreram e 70 outros ficaram feridos num atentado suicida à viatura armadilhada no eixo de combate de al-Guaresh em Benghazi reivindicado pelo Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi, uma coligação de grupos armados extremistas filiados no Daech.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 6agosto2016