Roma, Itália (PANA) – O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, reiterou terça-feira o seu apelo para o engajamento de todos para se evitar a guerra no país através de um compromisso político.
"A política permite encontrar uma saída para evitar a guerra, mas, para que tal aconteça, é preciso uma vontade de todos os beligerantes”, declarou Salamé, em entrevista divulgada no jornal italiano “Corriere Della Sera” terça-feira.
Ele encorajou a Itália e todos os países-membros da ONU a ajudar os Líbios a observar um cessar-fogo e a sentar-se à mesa das negociações.
Considerou que a Líbia necessita do engajamento de todos "para pôr termo a esta guerra egoísta e sem interesse”, e advertiu contra uma degradação acrescida da situação que provocaria consequências desastrosas cujo preço será pago pelo povo líbio.
A conferência nacional inclusiva que foi adiada é essencial a longo prazo, segundo Ghassan Salamé, para quem ninguém pode destruir a vontade do povo líbio, que exige o fim do período de transição e deseja viver em paz sob um regime civil com leis.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 24abril2019