Agência Panafricana de Notícias

Enviado da ONU condena tentativa de tomada do poder pela força na Gâmbia

Dakar, Senegal (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental e chefe do Gabinete das Nações Unidas para África Ocidental (UNOWA), Mohammed Ibn Chambas, condenou a recente tentativa de tomada do poder por meios inconstitucionais no capital da Gâmbia, Banjul, indicou um comunicado da organização enviado à PANA.

Mohamed Ibn Chambas insistiu que, enquanto organização cujo objetivo principal é a manutenção da paz e da segurança, a ONU rejeita as tentativas de derrubar a ordem constitucional.

Ele lembrou também o princípio da União Africana e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de "tolerância zero" para golpes no continente.

O enviado especial da ONU, que tem que se deslocar à Gâmbia, insta as autoridades gambianas, em particular as forças de segurança e de defesa, para garantir que as investigações sejam conduzidas com respeito pelos direitos humanos e pelos procedimentos judiciais.

Após um golpe de estado como oficial do exército, Yahya Jammeh é Presidente da República da Gâmbia desde 18 de outubro de 1996.

-0- PANA KAN/DIM/TON 02janeiro2015