Agência Panafricana de Notícias

Envenenamento com chumbo mata 100 crianças na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Novos casos de envenenamento pelo chumbo mataram 100 crianças nos últimos três meses no Estado de Zamfara, no norte da Nigéria, revelou quarta-feira um responsável da “Médicos Sem Fronteiras” (MSF).

O chefe de projetos da MSF, Zakariya Mawattis, declarou, durante uma reunião com os parceiros, que crianças morreram de complicações ligadas à intoxicação pelo chumbo em Anka e em Bukkuyum.

Segundo ele, novos casos são registados a um nível alarmante, apesar dos esforços conjuntos da MSF, do Governo e de outras organizações para conter o saturnismo nas crianças.

« Entre dezembro de 2012 e março de 2013, registámos uma média de 30 a 40 novos casos de intoxicação pelo chumbo complicada nas crianças em Bagega e em seis outras comunidades afetadas cada mês. Isto tornou-se numa fonte de preocupação séria para nós e outras organizações envolvidas no controlo dos efeitos do envenenamento a chumbo nas crianças », declarou o responsável da MSF.

Durante uma conferência internacional organizada no ano passado em Abuja, a capital federal da Nigéria, sobre a questão, a MSF declarou que a intoxicação pelo chumbo, consequência da prospeção de ouro selvagem nas zonas afetadas, matou 400 petizes e afetou quatro mil outros.

-0- PANA SEG/NFB/AAS/IBA/FK/IZ 17abril2013