Entrega de candidatura às presidenciais inicia-se a 28 de setembro no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) agendou o período de 28 de setembro a 3 de outubro para a recepção dos processos de candidaturas às eleições presidenciais de 22 de novembro próximo, no Burkina Faso.
Em conformidade com o Código Eleitoral, as candidaturas às eleições legislativas devem, por seu turno, ser apresentadas de 7 a 13 de setembro, segundo ainda a CENI.
O órgão eleitoral indica que, desde 17 de julho de 2020, foram inscritos dois milhões, 376 mil e 100 novos eleitores, incluindo 995.472 mulheres.
Estas inscrições ocorreram em 329 dos 351 municípios do país, correspondendo a uma taxa de cobertura de 93,73 por cento.
Para a organização desta dupla votação, o Governo alocou 52 biliões de francos CFA, para além dos 15 biliões de francos CFA do fundo comum gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A estes créditos acresce-se as doações da China, na ordem dos 400 milhões de francos CFA, da Turquia de 100 milhões de francos CFA e da CEDEAO, na ordem dos 500 mil dólares americanos, garante a CENI.
O Presidente Burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré; o líder da oposição, Zéphirin Diabré; Eddie Komboïgo, do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), o partido do ex-Presidente Blaise Compoaré e várias figuras de destaque da política burkinabe já foram investidos como candidatos pelos seus respetivos partidos políticos.
Estas eleições ocorrerão num contexto de insegurança no país, uma vez que várias províncias estão confrontadas com frequentes ataques terroristas.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/IZ 11agosto2020